quinta-feira, 17 de maio de 2007

The Internet Day


Foi decretado hoje em Portugal o Dia Mundial das Telecomunicações, da Sociedade da Informação e da Internet com o objetivo de provocar exatamente o que tentamos fazer neste blog: a reflexão sobre o uso dessas novas tecnologias, suas conseqüências e mostrar suas novidades.
O jornalista e professor da Universidade de Nova Lisboa, Antônio Granado, afirmou em entrevista ao site Porto Net que “a internet foi criada como um espaço de liberdade e assim deve continuar. Não há nenhum problema com conteúdos sem controle. Mesmo com os que possam ser considerados perigosos, deve acontecer o que acontece em outras atividades. O que é ilegal, é proibido".
O jornalista ainda insiste que algumas informações na rede talvez sejam mais confiáveis que as divulgadas nos principais veículos de comunicação: "não é pelo fato de blogs, fotoblogs ou qualquer tipo de publicação ser produzida por pessoas comuns que não existem dados confiáveis: tudo é uma questão de tempo de adaptação tanto das novas mídias quando do novo público. A seleção deve ser pessoal".
Com a sua polêmica liberdade de expressão, ausência de filtros diretos de qualidade, ascensão assustadora e constante troca e atualização de informações em alta velocidade, a internet é mesmo causadora de polêmicas e discussões constantes, de vícios e síndromes, mas também de aproximar as relações que já não podem ser chamadas, exatamente, de humanas.
Além de Portugal mais 21 países, em sua maioria hispânicos, adotaram o Dia da Internet. Através de eventos que divulgam as novidades da internet e palestras sobre o tema o que se pretende é alcançar um entendimento para um melhor aproveitamento.
Que assim seja.
Ericka Rocha é um ser asmático e por isso está postando no dia errado. Mas não se preocupem: ela vai ficar boa!

Nenhum comentário: