terça-feira, 17 de abril de 2007

Espelho, espelho meu...


Segundo o dicionário Oxford, narcisismo está agregado à auto-admiração. E será que os fotologs pessoais não podem ser exemplo disso? Não se assuste, não é porque você tem um fotolog e posta fotos suas que você é excessivamente narcisista e precisa freqüentar um psicólogo para ficar menos narciso. Não é bem assim que funciona, mas o fato de você querer expor suas próprias fotos pode ser algo positivo, como uma demonstração de amor-próprio, e uma vontade de que as pessoas te admirem da mesma forma como você se admira. Ou o contrário, você faz fotos bonitas, as edita no PhotoShop com a esperança de que alguém tenha sobre você uma opinião positiva, coisas que muitas vezes você mesmo não tem.



Postar fotos suas diariamente é uma forma de inclusão; nem que seja inclusão em um grupo virtual, gerando uma rede de admiradores e de amigos em potencial. A própria auto-admiração é uma forma de se tornar um indivíduo incluído na sociedade. Vínculos são formados, e tudo precisa ter um ponto de partida. Visibilidade é a palavra chave na virtualidade,e no mundo “real” também, e narcisos podem ser encontrados a todo o momento procurando as poses mais diferentes para mostrar vários "lados" de uma mesma pessoa, pelo menos falando sobre a imagem, já que isso também gera um descolamento da imagem; o virtual nem sempre é o real.



Internet dá a oportunidade das pessoas serem quem quiserem sem maiores cobranças, porque ninguém se conhece efetivamente, a princípio. Mas para onde esse narcisismo vai nos levar se não sabemos o que é real e o que não é?




* Texto escrito com a colaboração de Sabrina Machado, que posta no blog http://palavrascifradas.blogspot.com .

6 comentários:

Sabrina Machado disse...

hehehe...colaboração???
gostei...

Mas vc mandou bem viu... acho q agora entendi pq nunca tive um fotolog...sou mto tímida...

bjos Rika...

Desagradável...

Paula Miguel disse...

Hahahahaha nossa, Sá, se vc for tímida, nós tamo na roçaaaaa! hahahahaha

Gostei muito do texto, pequena cabeça de azeitona. Você me orgulha às vezes, mas não sempre! HAHAHAHA

Beeeeijos...*

Bianca Hayashi disse...

Ah, muito bom! E Sabrina tímida? Nunca!

E tá colaborando com todos os blogs, hein...!

Leticia disse...

Hola, tengo un blog sobre televisión y me gustaría mucho que entraras!!! Te dejo mi dirección:

www.lamoscadelatele.blogspot.com

Muchas gracias y un saludo

Vivian disse...

rika, oi! demorei pra comentar, básico... poxa, eu sempre quis ter um fotolog, blog, videolog, qual será a próximo?... mas, infelizmente, eu tenho uma p... neura de conspiração. se alguém comentasse comigo então, daí sim, sairia correndo... o blog da sala já tá sendo demais, só de ouvir gente me xingando... eis a explicação de eu assinar com apelido... neurótica eu, né? paranóica!

RDS disse...

Grande Sabrina, colaboradora? ui ui que importância hein?
Bem, não preciso dizer nada a respeito da tão discutida superficialidade, talvez a gente até se encaixe, mas um pouco menos. O Jeito é levar como der e melhorar rezando pra sociedade dar uma virada, lembrando que esperar mudanças nao significa estagnação, vamos correr...
BEIJOS